Pesquise!

sexta-feira, 2 de março de 2012

Clínica Odontológica I - nº 02

Dando continuidade às postagens, relatarei o que aconteceu no segundo dia de clínica (deveria ser o terceiro mas dia 24/02 não tivemos, devido os festejos de carnaval). Hoje estive com minha dupla certa (B.M.), sendo que mais uma colega  foi adicionada à equipe (E.A., também 3º período). Preparamos o consultório com o plástico tipo filme, envolvendo todas as estruturas necessárias para assegurar um ambiente asseado. Foram atendidos 03 pacientes, sobre os quais irei dissertar:

  1. E.A.B. , sexo feminino, 74 anos, P.A. 120x80 mmHg. Queixava-se de má adaptação de sua prótese parcial, além de haverem caído alguns dentes e ela estar 'folgada'. Ao exame clínico, B.M. verificou que por ela não possuir os elementos 16, 17 e 18 assim como os 46, 47 e 48 a prótese seria confeccionada apenas até os elementos 45, pois não haveria necessidade dos demais na prótese inferior por não haver oclusão com os superiores, visto ser uma área edêntula. A radiografia panorâmica digital datava de 2009, sendo solicitado outro exame além de glicemia em jejum e pós-prandial, hemograma e coagulograma. A paciente foi encaminhada para atendimento na Clínica Odontológica V. :) Gostei muito da senhorinha, pois ela tinha sido bibliotecária e isso rendeu uma boa conversa enquanto E.A. estava escrevendo no prontuário dela com a supervisão de B.M., acredito que é interessante ter um contato maior com o paciente, não nos comportando como meros tecnocratas que apenas realizam um trabalho mecânico, devemos enxergar aquela pessoa como alguém que tem valor e que está nos permitindo aprender. A retribuição à possibilidade de aprendizado deve ser dada através da cordialidade com o paciente e de um tratamento humanizado e consciente. 
  2. M.S.M.A., sexo feminino, 54 anos, P.A. 110x60 mmHg. Esta paciente tinha como queixa principal a odontalgia de vários elementos, e trazia consigo também a expectativa de restabelecer sua mastigação através de uma prótese parcial. Trouxe exames complementares (Glicemia, Hemograma e Coagulograma), os quais referiam taxas dentro na normalidade. Foi realizada a palpação dos linfonodos submandibulares por B.M., além do exame clínico. Encaminhada para a Clínica Odontológica V. Interessante foi perceber que apesar do paciente necessitar de tratamento odontológico, como no caso desta senhora, também devemos considerar que ele possui obrigações que muitas vezes são obstáculos para a continuação do tratamento. Neste caso, a paciente gostaria de saber se poderia marcar o tratamento para o turno vespertino, pois seu trabalho era concentrado no matutino. :) Como profissionais da saúde, mesmo sabendo da necessidade de continuação do tratamento, devemos nos sensibilizar e averiguar a possibilidade. Essa conduta não significa priorizar a ocupação da paciente, a saúde bucal está em primeiro plano para nós mas é uma maneira de diminuirmos também o índice de evasão, de desistência. Hoje estamos na Clínica da faculdade porém devemos atuar como atuaríamos caso a clínica fosse nossa ou estivéssemos na Estratégia de Saúde da Família, precisamos nos comprometer com nosso trabalho.
  3. A.B.S., sexo masculino, 29 anos, P.A.100x60 mmHg. Este foi o caso mais interessante do dia, apesar de não ter trazido os exames complementares outrora solicitados (pois afirmou que só estariam prontos nesta quarta-feira próxima). O exame clínico chamou minha atenção para vários elementos, ou melhor, pontos negros no lugar onde já existiram os elementos (principalmente o 14). B.M. me explicou que eram restos radiculares e que o paciente deveria ser submetido a várias exodontias. Foi marcado para voltar na próxima sexta e, a partir dos resultados laboratoriais, ser encaminhado para a clínica competente.

Concluo meu segundo relato lembrando que as considerações que fiz ao longo do texto não são críticas a nenhuma das colegas que comigo estiveram, porém são reflexões sobre condutas que desejo desenvolver e aprimorar. :) Se não há reflexão, se não há correlação do que se vivencia com o que se estuda, pouco proveito pode-se tirar.

Até a próxima! :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário