Pesquise!

terça-feira, 27 de março de 2012

Clínica Odontológica I - nº 05

Referente à data 23/03/12

Se Doctor Who fosse resumir a clínica de hoje em uma só palavra diria: FANTASTIC! kkkkk :D deixando meu seriado preferido de lado, vamos aos fatos:

Minha dupla estava internada, portanto faltou e minha tutora estava resolvendo algo em SP. Dessa forma fui remanejada para outra dupla, fiquei com duas pessoas maravilhosas (N.G. e T.R.) de modo que meu dia foi muito proveitoso. Atendemos apenas uma paciente, digna de nota:

  • M.F.P., sexo feminino, 29 anos, com histórico atual de estomatite protética e com diversos procedimentos a serem realizados. O procedimento eleito, através de triagem, para o dia de hoje, foi a exodontia do elemento 28. 
Reunimos todos os materiais necessários, dispusemos na mesa acessória respeitando os cuidados para manter os materiais estéreis. Após isolar a 'mangueira' do sugador, com campo cirúrgico, e a alça do refletor (foco)... chamamos a paciente. A colega do 9º período lhe explicou resumidamente o procedimento que seria feito, conseguindo uma resposta satisfatória da paciente que se mostrou receptiva ao tratamento. Aferi a P.A. : 120x70 mmHg. E vamos lá! A parte legal começa agora... :D

  • Posicionamos a paciente, T.R. isolou a área cirúrgica com um campo frenestrado . Realizada antissepsia intra-oral com solução de clorexidrina degermante (através de bochecho) e extra-oral com solução de PVPI (povidine) degermante.
  • Ajustado o refletor na área de interesse, T.R. inspecionou o elemento dentário e sua área adjacente. 
  • Utilizando 2 tubetes de Mepivacaína (com vasoconstrictor), realizou anestesia infiltrativa (1,5 ml), papilar e intraligamentar. Também se utilizou anestésico tópico.
  • Com o auxílio de um sindesmótomo, afastou-se a gengiva expondo o colo cirúrgico.
  • A exodontia em si foi realizada com a alavanca, pois a localização dificultava o acesso do fórceps e a colega julgou mais apropriado.
Enfim, após alguns minutos estava ali o dente inteirinho ^^ repousando sobre uma gaze... hora da sutura! T.R. utilizou o fio 3-0 de seda e fez a sutura em forma de X. 
Dada as orientações pós-cirúrgicas à paciente, foi prescrito o medicamento (Par. 750mg) por 3 dias, sendo 1 cp a cada 8h. 

Agora fica evidente o porquê de ter sido fantastic! kkk Vi um procedimento que só havia visto 1 x, pude participar na organização da mesa cirúrgica, observei todo o procedimento, T.R. foi muito atenciosa, explicando os passos da exodontia. Vamos torcer pelos próximos dias... kkk 

Nenhum comentário:

Postar um comentário