Pesquise!

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Clínica Odontológica I - nº 01

Meu primeiro dia de clínica foi na sexta-feira (17/02/12), estava apreensiva por não saber ao certo o que iria fazer ou em quê iria ser cobrada. Sabia que devíamos aferir a pressão arterial de todos os pacientes, ter atenção ao que nossa dupla do 9º período iria executar e anotar quaisquer dúvidas para dirimir com o professor. 
Chegando lá, tivemos que escolher qual consultório iríamos utilizar até o fim da disciplina, recebemos instrução do professor regente, soubemos que teríamos um tutor e que deveríamos recorrer a ele sempre que se fizesse necessário (evitando sobrecarregar o profº regente), iríamos preencher as requisições de radiografia panorâmica e realizar (sob supervisão da dupla) o exame clínico na cavidade oral dos pacientes.

Após isso, fui à CME e solicitei meu material de exame clínico, organizei os impressos (folha de requisição de exames) na mesa acessória do consultório, conversei rapidamente com D., pois fiquei com ele visto que minha dupla (B. M.) avisou que iria faltar, lavei as mãos e aguardei o 1º paciente chegar.

Ao todo foram 6 pacientes por nós atendidos, todos normotensos, porém com grande quantidade de problemas dentários. Foi fascinante visualizar com o odontoscópio as arcadas, me deparei com molares que estavam destroçados, com um pré-molar que era amarelado e tinha pontos pretos que posteriormente minha dupla disse que era ionômero de vidro que havia sido erroneamente empregado ali. Foi interessante conversar com os pacientes, ver a preocupação deles com a saúde bucal, o desejo de restaurar a função e estética dos elementos dentários além da preocupação evidente em perder algum dente. Inclusive lembro de um sr. que ao receber a informação de que provavelmente teria seu 2º molar extraído questionou sobre a possibilidade de algum tratamento que preservasse, denotando sua preocupação em perder o elemento. Outro paciente possuía prótese dos elementos 11 e 21 fixadas nas raízes dos respectivos dentes, acredito que o nome dado seja coroa, porém a panorâmica datada de 2011 revelava reabsorção radicular do 11 e devido essas coroas serem de TRINTA anos atrás talvez fosse preferível que ele utilizasse uma PPR, esse caso terá continuidade e desejo saber o resultado, lembrando que o pacte não desejou usar a PPR por questões estéticas.

Enfim, o primeiro dia foi empolgante e fez com que meu receio diminuísse. Espero pelo próximo dia! :D


Nenhum comentário:

Postar um comentário