Pesquise!

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Clínica Odontológica I - nº 01

Meu primeiro dia de clínica foi na sexta-feira (17/02/12), estava apreensiva por não saber ao certo o que iria fazer ou em quê iria ser cobrada. Sabia que devíamos aferir a pressão arterial de todos os pacientes, ter atenção ao que nossa dupla do 9º período iria executar e anotar quaisquer dúvidas para dirimir com o professor. 
Chegando lá, tivemos que escolher qual consultório iríamos utilizar até o fim da disciplina, recebemos instrução do professor regente, soubemos que teríamos um tutor e que deveríamos recorrer a ele sempre que se fizesse necessário (evitando sobrecarregar o profº regente), iríamos preencher as requisições de radiografia panorâmica e realizar (sob supervisão da dupla) o exame clínico na cavidade oral dos pacientes.

Após isso, fui à CME e solicitei meu material de exame clínico, organizei os impressos (folha de requisição de exames) na mesa acessória do consultório, conversei rapidamente com D., pois fiquei com ele visto que minha dupla (B. M.) avisou que iria faltar, lavei as mãos e aguardei o 1º paciente chegar.

Ao todo foram 6 pacientes por nós atendidos, todos normotensos, porém com grande quantidade de problemas dentários. Foi fascinante visualizar com o odontoscópio as arcadas, me deparei com molares que estavam destroçados, com um pré-molar que era amarelado e tinha pontos pretos que posteriormente minha dupla disse que era ionômero de vidro que havia sido erroneamente empregado ali. Foi interessante conversar com os pacientes, ver a preocupação deles com a saúde bucal, o desejo de restaurar a função e estética dos elementos dentários além da preocupação evidente em perder algum dente. Inclusive lembro de um sr. que ao receber a informação de que provavelmente teria seu 2º molar extraído questionou sobre a possibilidade de algum tratamento que preservasse, denotando sua preocupação em perder o elemento. Outro paciente possuía prótese dos elementos 11 e 21 fixadas nas raízes dos respectivos dentes, acredito que o nome dado seja coroa, porém a panorâmica datada de 2011 revelava reabsorção radicular do 11 e devido essas coroas serem de TRINTA anos atrás talvez fosse preferível que ele utilizasse uma PPR, esse caso terá continuidade e desejo saber o resultado, lembrando que o pacte não desejou usar a PPR por questões estéticas.

Enfim, o primeiro dia foi empolgante e fez com que meu receio diminuísse. Espero pelo próximo dia! :D


AVISO

Bom dia a todos! 

O 3º período está trazendo diversas novidades para a minha vivência acadêmica, estamos frequentando o laboratório de Dentística pré-clínica I, o CEO de estomatologia e a Clínica Odontológica I. As experiências estão sendo muito ricas, estamos nos aproximando cada vez mais do dia em que teremos contato direto com o paciente, estando ele sob nossa responsabilidade, visto que já temos contato porém a responsabilidade é de um aluno do 9º período que forma dupla conosco (óbvio que tudo com supervisão e aprovação do tutor).


Ontem a professora de Clínica Odontológica I, que também é minha tutora, pediu que fizéssemos um diário sobre nossa vivência na clínica. Dessa forma, postarei aqui o que irei aprendendo e descobrindo nesse ambiente. Espero que minhas experiências possam servir de incentivo para quem deseja cursar odontologia e de aprendizado para quem também está nessa fase em que estou, além de satisfazer à exigência da professora. :)

Vamos ao primeiro post!







quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Câncer Bucal

Esse tema é de fundamental importância para a vivência clínica do cirurgião-dentista, assim como deve ser propagado entre a população de maneira a incentivar medidas de prevenção e alertar sobre a visita regular ao profissional. Neste post, faço um resumo do capítulo concernente ao tema título da postagem que pode ser encontrado na página 39, da obra 'Cadernos de Atenção Básica - Saúde Bucal' nº 17, do Ministério da Saúde, publicado em Brasília - DF no ano de 2006.

Apesar da obra ter seis anos de publicação pouca coisa mudou, visualizo as mudanças mais a respeito de complementos científicos que surgiram com as novas pesquisas, ou seja, o conhecimento que essa obra propaga não encontra dissonância com os artigos atuais sobre o tema, apenas lacunas. Essas lacunas serão preenchidas nos próximos posts, onde dissertarei acerca dos novos conhecimentos. Vamos lá!

O câncer de boca abrange os cânceres labiais e da cavidade oral, de maneira generalista, sendo assim: lábios, assoalho bucal, língua, palato duro, gengivas e mucosa bucal. Está entre as principais causas de morte por câncer o Brasil, devendo-se principalmente ao diagnóstico tardio onde a doença está em fase avançada. Os indivíduos mais acometidos são do sexo masculino, com idade superior a 50 anos e o tipo de câncer mais comum é localizado no assoalho da boca e na língua, sendo o tipo histológico mais frequente o carcinoma epidermóide (células escamosas).

O câncer bucal é uma doença que pode ser prevenida de forma simples, desde que se amplie o acesso aos serviços de saúde e se implemente medidas de promoção à saúde bucal. 

Os principais fatores de risco são:
  1. Culturais e socioeconômicos (que reflete diretamente no acesso ao serviço odontológico)
  2. Tabagismo (principalmente o hábito de mascar fumo, utilizar cachimbo, etc)
  3. Etilismo (que associado ao tabagismo aumenta consideravelmente a predisposição)
  4. Exposição à radiação solar (orientar ao uso do chapéu e filtro solar)
  5. Higiene oral deficiente
  6. Uso de próteses mal-ajustadas
  7. Imunosupressão (aidéticos, pacientes submetidos a tratamentos radioterápicos e/ou quimioterápicos, etc)
O cirurgião-dentista que executa seu trabalho ao nível de Atenção Básica, na Unidade de Saúde (antigo posto de saúde) deve mobilizar-se junto aos Agentes Comunitários de Saúde (pois conhecem a área de abrangência e os moradores) e analisar quais áreas possuem maior risco para o aparecimento do câncer bucal. Onde se concentram homens, a partir dos 40 anos, que possuem dois ou mais hábitos supracitados, para que seja realizado o exame compulsório da cavidade oral. Principalmente em regiões rurais, onde, muitas vezes, o trabalhador não utiliza filtro solar (devido, principalmente, ao seu custo de aquisição) e não possui hábito de utilizar chapéu, ficando exposto diariamente aos raios solares. Porém, deve-se lembrar que apesar da prevalência ser superior (cerca de 2/3) no sexo masculino, não devemos ignorar as mulheres. Sendo assim, quaisquer pessoa que possui fatores de risco deve ser encaminhada ao serviço odontológico para um exame de rotina. Essa cultura deverá ser alimentada pelos Agentes Comunitários de Saúde e pelos profissionais da Odontologia, através de palestras, campanhas, visitas domiciliares, entrevistas na rádio local, etc. O dentista deve encontrar formas de aproximar-se da comunidade, criar com ela vínculo e ganhar confiança para ter um melhor resultado em seu trabalho.

O cirurgião-dentista deve realizar o exame clínico extra-bucal ( exame da face, regiões submandibular e submentoniana e articulação têmporomandibular) e intra-bucal (exame de lábios, bochecha, língua e palato), incluindo a visualização e palpação, de forma a detectar anormalidades. Existem lesões com potencial de se tornarem malignas: leucoplasias, queilose actínica, líquen plano, na sua forma ulcerativa ou erosiva, etc.

Qualquer lesão de tecidos moles que não apresente regressão em 3 semanas deve ser referenciada para diagnóstico!

domingo, 8 de janeiro de 2012

Terceiro Período

Passadas as comemorações de final de ano e meu aniversário [ontem], retorno ao blog! Obrigada meu Deus por mais um ano, creio que será abençoado e terá grandes acontecimentos. =)


Estou entusiasmada com a aproximação do terceiro período, agora teremos disciplinas mais técnicas e poderemos ter mais contato com a prática odontológica. Vamos utilizar muitos instrumentais [a lista é extensa, mais de 90 itens], aplicar os conhecimentos de Anatomia de Cabeça e Pescoço e Anatomia Dentária com bastante regularidade e, por isso, é interessante fazermos uma revisão para fixar ainda mais esse saber. Tenho muitas expectativas...


Disciplinas deste período:




  1. Clínica Odontológica I 
  2. Dentística Pré I
  3. Fisiologia Aplicada à Odontologia [Renato Cabral *--*]
  4. Materiais Odontológicos [Dizem q é difícil =S]
  5. Orientação Profissional
  6. Propedêutica I [o professor é autor de um livro sobre essa disciplina, já estou lendo]
  7. Psicologia em Saúde [Rossana *------* xD]
As aulas iniciam em Fevereiro, desta vez quero ser mais organizada com meus materiais de estudo [não perder xerox, não deixar de fazer anotações no caderno kkk]. Estou ansiosa pra comprar meu caderno e os materiais [economizei 1 ano e vou gastar tudo de uma só vez kkkkkkk mas vale a pena, o sonho será alcançado em nome de Deus], quero ver um a um... organizar tudo na maleta =)
O que os estudantes de odonto mais reclamam é sobre o alto custo dos materiais que precisam ser adquiridos, ainda não saiu o orçamento dos nossos materiais mas imagino que será entre R$ 2.500,00 a R$ 3.000,00. Farei um post sobre isso assim que comprá-los! kkkkkkk 

E que venhaaaa mais um período e assim cada vez mais próximos do nosso futuro profissional!

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

As Anatomias da vida acadêmica

As provas de anatomia são famosas, tanto por sua complexidade quanto pelo amontoamento de informações. Anatomia em si não é difícil, o problema reside justamente no tempo limitado que se tem para aprender tantas peças e conceitos. Para cada estrutura se dá vários nomes, a mandíbula, por exemplo, possui as espinhas genianas, o colo, o corpo, os forames mentonianos, o canal mandibular, o processo coronóide e condilar... são apenas alguns dos nomes de estruturas mandibulares que me vem à mente quando penso nessa peça óssea. Não bastasse isso, ainda temos que relacionar todas as estruturas: ossos + músculos + nervos + vascularização de cada peça. 


O estudo da anatomia requer dedicação e persistência do aluno, não adianta assistir todas as aulas, fazer anotações, pegar o Sobotta, Yokoshi, Fattini, Prometheus ou Gray na biblioteca se não houver a revisão dos assuntos pós-aula. Acumular 2 ou 3 sistemas é a pior coisa que se pode fazer, pois cada assunto é extenso e o acúmulo torna a tarefa de absorção difícil [porém não impossível, mas devemos lembrar que existem outras disciplinas concomitante à Anatomia e que irão requerer horas de estudo também]. O melhor que se pode fazer é procurar estudar o assunto antes da aula, pois assim se compreende melhor o que o professor explana e pode-se aproveitar para dirimir as dúvidas decorrentes da leitura preliminar.


Quando se estuda com seriedade não é necessário se deixar apavorar pela dificuldade da prova, mesmo quando se tem apenas 1 minuto para identificar a estrutura que o professor aponta [com um alfinete] na peça. Graças a Deus consegui passar por este ano sem reprovações nem provas finais, mas confesso que apesar dos estudos passei por dores de barriga emocionais na véspera de provas tensas [como as Anatomias, Histologias e as de Fisiologia]. Sempre fico insegura, pois sei que tenho muito o que melhorar e geralmente estudo menos que o necessário para ter um alto nível de segurança. kkkkkkkk


Enfim, boa sorte a todos que irão se dedicar a essa disciplina [seja a Anatomia Básica, seja a Aplicada à Odontologia ou qualquer outra] !
Fica aqui o meu desejo que o interesse por essa área cresça constantemente e que os que já passaram por essa disciplina voltem a estudá-la, com amor... sem o comprometimento emocional que as cobranças dos professores nos causam kkkkk Estudando para fixar o que ficou aquém do desejável... =)

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Preconceito NÃO!

Esse post é mais um desabafo...

Fico estarrecida e meu coração se entristece quando vejo que alguém da área docente de Odontologia, que serve de exemplo a muitos alunos, deixa transparecer seus sentimentos elitistas e de exclusão social com alguns setores da sociedade. Isso me fez pensar sobre as aulas de Saúde Coletiva que tivemos no 1º período, será que a estrutura do SUS e, principalmente, seus princípios foram devidamente assimilados pelos estudantes?
Sinto uma necessidade de mudança, de promoção e valorização da saúde bucal. Essa mudança não pode ser conquistada sem que haja uma integração de TODA a população brasileira aos serviços odontológicos, à conscientização da importância vital de se preservar a saúde bucal. Milhares de pessoas pedem para serem submetidas à exodontia por inocência, falta de conhecimento, que lhe impedem de prever as consequências que este ato pode acarretar. Não sou contra exodontias, mas sou terminantemente contra os procedimentos radicais quando pode-se preservar a função do elemento dentário. Sei, porém, que para isso deverá haver grandes melhorias nas políticas públicas que permitam a oferta dos serviços de especialidades odontológicas mais condizentes com a demanda! 


O que quero dizer com tudo isso é simples: nós, alunos de graduação, profissionais, ou quem quer que seja... não podemos aceitar que um cirurgião-dentista se refira a um negro, a uma pessoa economicamente desfavorecida, a um agricultor, com desdém. Não é cabível que um profissional de saúde possua pensamentos arcaicos onde a cor, a conta bancária ou a profissão sejam mais valorizadas que a própria pessoa humana!


Só para registrar a pergunta que fiz após o episódio ao qual, meio que ocultamente, me refiro: Professor, em que a COR DA PELE tem relação com esse contexto?


Prefiro acreditar que as novas gerações irão modificar o cenário social, que as pessoas poderão ter acesso e um atendimento HUMANIZADO e qualificado, independente delas poderem pagar R$ 500,00 num tratamento endodôntico ou de não disporem de dinheiro e, por isso, utilizarem o serviço público.


O bom profissional trabalha da mesma forma em ambos os ambientes, mesmo que as condições sejam diferentes o que não pode ser alterado é sua seriedade, responsabilidade e maneira de atender!

sábado, 22 de outubro de 2011

Atualizando o Arte Dentária!

Fiquei tanto tempo sem postar que estou saturada de tantos assuntos, tantas novidades para registrar aqui! Rs Antes de mais nada: estou no segundo período já! Na verdade, falta menos de 2 meses para concluir esse período. A alegria que me marcou nessa nova etapa foi ter conseguido a monitoria em Bioquímica 1, me inscrevi apenas para essa disciplina visto que as outras que eu poderia tentar (Histologia 1, Anatomia Básica, acho que só) não me interessaram. Espero conseguir mais 1 ou 2 monitorias no próximo período, talvez em Saúde Coletiva *-* e Anatomia de Cabeça e Pescoço (caso eu seja aprovada sem ir pra final, detalhe =S... mas sonhar é gratuito né? rsrsrs).
Outro acontecimento que me marcou foi a volta de Duda Pseuda, quando acreditei que ela não mais estaria conosco... ela voltou! xD Amigos devem ser adicionados, jamais diminuídos do convívio.
Esse período tem as seguintes disciplinas:
  1. Histologia, Embriologia e Citologia 2 (e haja seminários rsrs)
  2. Fisiologia Humana (muito empolgante!)
  3. Patologia Geral (disciplina que nem me anima nem me entristece, neutra)
  4. Anatomia Dentária (legalzinha)
  5. Português Instrumental (sem coments rsrs)
  6. Metodologia Científica (apesar de poder ser dispensada, fiz questão de cursar de novo) 
  7. Anatomia Aplicada à Odontologia (o que tem de ótima tem de difícil rsrsrs)
  8. Bioquímica Odontológica (*----*)
Vamos lá... rumo ao terceiro daqui uns 4 meses, se Deus quiser! =D