Pesquise!

sexta-feira, 30 de março de 2012

Clínica Odontológica I - nº 06

Data: 27/03/12 - terça-feira

Hoje toda a turma foi para a clínica com o propósito de realizarmos a prática radiológica da técnica da bissetriz! Quem procedeu a uma tomada radiográfica utilizando os posicionadores sabe a aflição que a técnica da bissetriz dá! Primeiro, por ser nossa primeira oportunidade, fica aquela sensação de pouca confiança ao direcionar o feixe do raio pra área a ser revelada... depois tem o problema de ajustar os cm de distância (sem régua, apenas com a medição ocular kkkkkkkk) entre a película e os feixe radioativo, o posicionamento do filme (que é incômodo em demasia), enfim... requer muita atenção e persistência para dar certo!
A dinâmica foi realizada em duplas, radiografei os pré-molares superiores de uma hemi-arcada do meu colega. \o/ A primeira película teve direito a sofrer todos os erros possíveis (quase todos, ok) durante o posicionamento e a distância radioativa kkkkk Resultou em alongamento e sobreposição... a partir daí se percebe que errei no ajuste vertical e horizontal do foco de feixe, além do posicionamento do filme =x
Vamos ver o resultado:
Os pré-molares que deveriam sair ao centro, ficaram à esquerda, saindo os INCISIVOS à direita! 
Após essa primeira tentativa, tive vergonha e pedi à tutora para tentar novamente! Ela explicou como deveria ser, tirei algumas dúvidas e voltei com minha dupla pra sala de raio-x. 
Eis o resultado:
Apesar de ter saído parte do 2º molar, foi razoável em relação à outra kkkkkk

O canino deveria ter aparecido mais, enquanto que o 2º molar não deveria ter ficado à mostra. Mas tudo bem! Foi bem melhor que a primeira kkk Outras oportunidades virão e postarei aqui!
Até.

terça-feira, 27 de março de 2012

Clínica Odontológica I - nº 05

Referente à data 23/03/12

Se Doctor Who fosse resumir a clínica de hoje em uma só palavra diria: FANTASTIC! kkkkk :D deixando meu seriado preferido de lado, vamos aos fatos:

Minha dupla estava internada, portanto faltou e minha tutora estava resolvendo algo em SP. Dessa forma fui remanejada para outra dupla, fiquei com duas pessoas maravilhosas (N.G. e T.R.) de modo que meu dia foi muito proveitoso. Atendemos apenas uma paciente, digna de nota:

  • M.F.P., sexo feminino, 29 anos, com histórico atual de estomatite protética e com diversos procedimentos a serem realizados. O procedimento eleito, através de triagem, para o dia de hoje, foi a exodontia do elemento 28. 
Reunimos todos os materiais necessários, dispusemos na mesa acessória respeitando os cuidados para manter os materiais estéreis. Após isolar a 'mangueira' do sugador, com campo cirúrgico, e a alça do refletor (foco)... chamamos a paciente. A colega do 9º período lhe explicou resumidamente o procedimento que seria feito, conseguindo uma resposta satisfatória da paciente que se mostrou receptiva ao tratamento. Aferi a P.A. : 120x70 mmHg. E vamos lá! A parte legal começa agora... :D

  • Posicionamos a paciente, T.R. isolou a área cirúrgica com um campo frenestrado . Realizada antissepsia intra-oral com solução de clorexidrina degermante (através de bochecho) e extra-oral com solução de PVPI (povidine) degermante.
  • Ajustado o refletor na área de interesse, T.R. inspecionou o elemento dentário e sua área adjacente. 
  • Utilizando 2 tubetes de Mepivacaína (com vasoconstrictor), realizou anestesia infiltrativa (1,5 ml), papilar e intraligamentar. Também se utilizou anestésico tópico.
  • Com o auxílio de um sindesmótomo, afastou-se a gengiva expondo o colo cirúrgico.
  • A exodontia em si foi realizada com a alavanca, pois a localização dificultava o acesso do fórceps e a colega julgou mais apropriado.
Enfim, após alguns minutos estava ali o dente inteirinho ^^ repousando sobre uma gaze... hora da sutura! T.R. utilizou o fio 3-0 de seda e fez a sutura em forma de X. 
Dada as orientações pós-cirúrgicas à paciente, foi prescrito o medicamento (Par. 750mg) por 3 dias, sendo 1 cp a cada 8h. 

Agora fica evidente o porquê de ter sido fantastic! kkk Vi um procedimento que só havia visto 1 x, pude participar na organização da mesa cirúrgica, observei todo o procedimento, T.R. foi muito atenciosa, explicando os passos da exodontia. Vamos torcer pelos próximos dias... kkk 

segunda-feira, 19 de março de 2012

Clínica Odontológica I - nº 04

Refere-se ao dia 16/03/12.

Este dia foi específico para que todos processassem as películas que estavam em imagem latente, foi uma SURPRESA kkkkkk Esperava ver coroas, raízes, osso alveolar... e o que vi? kkkk chaves, aneis (não tem mais acento, fica estranho) e moedas!
Olhando pelo raciocínio da ética, nada mais plausível que isto. Assim, pacientes não foram submetidos à radiação sem uma justificativa apropriada. Fizemos filas e, aos poucos, fomos realizando o trabalho. Fiquei ansiosa quando vi algumas folhas de papel cobrindo o plástico avermelhado da câmara escura portátil, pois quando revelei, na sexta anterior, podia enxergar minhas mãos manipulando o envelope e seus envoltórios. Mas, graças a Deus, tudo deu certo! Consegui processar de maneira satisfatória e a imagem formada foi a de um anel. :) A única dificuldade que tive foi a de julgar se o filme já estava suficientemente seco (sei que com isso pareço uma sem noção kkk mas é a triste verdade), levei duas vezes à tutora até que realmente estivesse seco o suficiente para guardá-lo. Bom, vamos ver o resultado então né? :D acabei de tirar a foto da minha segunda película revelada (a primeira perdi a grande oportunidade de fotografar =/ ). Só para constar: na falta de um negatoscópio, usei a tela do notebook... kkkkk
Negatoscópio: tela do pc
Colgadura: meu dedo
kkkkkkk :)


terça-feira, 13 de março de 2012

Clínica Odontológica I - nº 03

Essa postagem corresponde à seguinte data: 09/03/12

Foi uma sexta tranquila, onde a temática seria a volta dos pacientes da triagem. Na verdade atendemos apenas uma paciente, mas foram realizados procedimentos que para mim foram novidade. Vamos lá:

E. A. A. B. , sexo feminino, 75 anos, trouxe a radiografia panorâmica digital onde mostrava indício de um tratamento endodôntico no elemento 34, porém a paciente nega ter sido submetida ao mesmo. kkkkkkkkk vai saber! mas foi interessante minha dupla perguntar sobre isso e a paciente negar veemente kkkk =) tá! sei que não é motivo de riso mas a cena foi engraçada kkkkk
Então... pela primeira vez vi uma profilaxia sendo feita, pena que minha dupla não sugeriu que eu ou E.A. fizéssemos algo, ficamos apenas colhendo um material ou outro e observando, sem pôr a mão na massa. Ficaria satisfeita com isso, mas como minha colega de 3º período do lado estava fazendo a profilaxia me bateu uma tristeza por não ter tido a mesma oportunidade. Próxima vez irei pedir =D kkkk
Ahh... antes da profilaxia foi calculado o índice de placa, é bem interessante... a paciente possui apenas 18 elementos e seu índice foi de 25%, considerado um valor aceitável.
Gostei de uma coisa: nossa tutora entregou os formulários da clínica para que arquivássemos numa pasta e assim pudéssemos olhá-los em casa, fica muito mais fácil de aprender a preenchê-los que acumular tudo pro período da clínica. Já montei minha pasta, onde irei também anexar esses diários daqui... =) 
Resumindo: Foi realizado RPS, evidenciação de placa, profilaxia de todos os dentes e odontograma. Ficou agendado para fazer as RADIOGRAFIAS PERIAPICAIS na próxima sexta!! =D Será ótimo porque poderei praticar melhor o que foi assunto da prova de hoje de radiologia.

Fechando o dia, após a paciente e minha dupla irem embora... pude realizar uma radiografia periapical pelo método do paralelismo nos incisivos inferiores de uma colega do 9º período. Também pude processar a película na câmara escura portátil, secar e ver o resultado =D Deveria ter tirado uma foto!! =( ficou faltando isso...

Até a próxima!

sexta-feira, 2 de março de 2012

Clínica Odontológica I - nº 02

Dando continuidade às postagens, relatarei o que aconteceu no segundo dia de clínica (deveria ser o terceiro mas dia 24/02 não tivemos, devido os festejos de carnaval). Hoje estive com minha dupla certa (B.M.), sendo que mais uma colega  foi adicionada à equipe (E.A., também 3º período). Preparamos o consultório com o plástico tipo filme, envolvendo todas as estruturas necessárias para assegurar um ambiente asseado. Foram atendidos 03 pacientes, sobre os quais irei dissertar:

  1. E.A.B. , sexo feminino, 74 anos, P.A. 120x80 mmHg. Queixava-se de má adaptação de sua prótese parcial, além de haverem caído alguns dentes e ela estar 'folgada'. Ao exame clínico, B.M. verificou que por ela não possuir os elementos 16, 17 e 18 assim como os 46, 47 e 48 a prótese seria confeccionada apenas até os elementos 45, pois não haveria necessidade dos demais na prótese inferior por não haver oclusão com os superiores, visto ser uma área edêntula. A radiografia panorâmica digital datava de 2009, sendo solicitado outro exame além de glicemia em jejum e pós-prandial, hemograma e coagulograma. A paciente foi encaminhada para atendimento na Clínica Odontológica V. :) Gostei muito da senhorinha, pois ela tinha sido bibliotecária e isso rendeu uma boa conversa enquanto E.A. estava escrevendo no prontuário dela com a supervisão de B.M., acredito que é interessante ter um contato maior com o paciente, não nos comportando como meros tecnocratas que apenas realizam um trabalho mecânico, devemos enxergar aquela pessoa como alguém que tem valor e que está nos permitindo aprender. A retribuição à possibilidade de aprendizado deve ser dada através da cordialidade com o paciente e de um tratamento humanizado e consciente. 
  2. M.S.M.A., sexo feminino, 54 anos, P.A. 110x60 mmHg. Esta paciente tinha como queixa principal a odontalgia de vários elementos, e trazia consigo também a expectativa de restabelecer sua mastigação através de uma prótese parcial. Trouxe exames complementares (Glicemia, Hemograma e Coagulograma), os quais referiam taxas dentro na normalidade. Foi realizada a palpação dos linfonodos submandibulares por B.M., além do exame clínico. Encaminhada para a Clínica Odontológica V. Interessante foi perceber que apesar do paciente necessitar de tratamento odontológico, como no caso desta senhora, também devemos considerar que ele possui obrigações que muitas vezes são obstáculos para a continuação do tratamento. Neste caso, a paciente gostaria de saber se poderia marcar o tratamento para o turno vespertino, pois seu trabalho era concentrado no matutino. :) Como profissionais da saúde, mesmo sabendo da necessidade de continuação do tratamento, devemos nos sensibilizar e averiguar a possibilidade. Essa conduta não significa priorizar a ocupação da paciente, a saúde bucal está em primeiro plano para nós mas é uma maneira de diminuirmos também o índice de evasão, de desistência. Hoje estamos na Clínica da faculdade porém devemos atuar como atuaríamos caso a clínica fosse nossa ou estivéssemos na Estratégia de Saúde da Família, precisamos nos comprometer com nosso trabalho.
  3. A.B.S., sexo masculino, 29 anos, P.A.100x60 mmHg. Este foi o caso mais interessante do dia, apesar de não ter trazido os exames complementares outrora solicitados (pois afirmou que só estariam prontos nesta quarta-feira próxima). O exame clínico chamou minha atenção para vários elementos, ou melhor, pontos negros no lugar onde já existiram os elementos (principalmente o 14). B.M. me explicou que eram restos radiculares e que o paciente deveria ser submetido a várias exodontias. Foi marcado para voltar na próxima sexta e, a partir dos resultados laboratoriais, ser encaminhado para a clínica competente.

Concluo meu segundo relato lembrando que as considerações que fiz ao longo do texto não são críticas a nenhuma das colegas que comigo estiveram, porém são reflexões sobre condutas que desejo desenvolver e aprimorar. :) Se não há reflexão, se não há correlação do que se vivencia com o que se estuda, pouco proveito pode-se tirar.

Até a próxima! :D