Pesquise!

sábado, 22 de outubro de 2011

Seminários: qual a verdade que se tenta ocultar?

Recentemente estava me questionando sobre a eficácia do professor atribuir aos seus alunos a obrigação de desenvolver um tema em forma de seminário, ao invés da tradicional aula. É certo que uma aula é bem mais proveitosa que um seminário (segundo a prof de Metodologia, nem é seminário o nome correto, é PALESTRA rsrs), pois o professor possui experiência e estudou no mestrado disciplinas que lhe "ensinam a ensinar". Ele sabe dinâmicas e métodos que podem favorecer o ambiente de estudo e maximizar a assimilação do conteúdo pelos alunos, nós (meros e simples alunos) somos leigos nisso!
A questão que me alerta é a seguinte: Estaríamos nós nos enganando ao imaginarmos que aprendemos com esses seminários? rsrs
É notório que não basta fazer slides bonitos, com figuras auto-explicativas, resumos em word e mandar tudo para o e-mail... antes do grupo ter o trabalho de elaborar todo esse material houve a fase de pesquisa, onde as fontes foram coletadas e FILTRADAS. O problema se concentra justamente nessa filtragem, onde muitos detalhes importantes acabam por fugir e no fim o resultado é um aglomerado de informações inseguras (inseguras do ponto de vista do próprio aluno, ALGUMAS VEZES [não é generalização] nem entender o que está falando, apesar de estar falando certo... mas "ensinar" através de um decoreba ao invés de ter havido uma consolidação prévia desse conhecimento) que confundem, assustam e nos faz ficar sem saber ao certo o que fazer.
A realidade é que não dá para estudarmos os assuntos do seminário de todos os grupos! Geralmente, estudamos o nosso e o RESUMO dos outros... e assim vamos progredindo na vida acadêmica, de uma maneira pouco desejável.
Enfim, qual o sentido maior de obrigar os alunos a ministrarem seminários sem que lhes seja dada uma base para isso? Precisamos aprender antes de fazer!


Digo tudo isso porque eu me sinto aquém do desejável para apresentar a maioria dos seminários que apresentei aos meus colegas, sinto que é uma enganação onde estamos perdendo oportunidade de aprendermos de fato coisas que importam. Vide Mialgias Faciais, assunto interessante e íntimo da odontologia que infelizmente não foi dado pelos professores. Este é apenas UM dos vários assuntos que vi serem desperdiçados na sala... nós, alunos, não podemos ser responsabilizados por essa falha. Somos iniciantes na arte odontológica rs precisamos de professores que se prestem a ser sustentáculo nessa fase e nos prepare para que sejamos nossos próprios pilares nas fases que estão por vir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário