Pesquise!

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Estudante de Odontologia

O estudante de Odontologia atual está inserido numa realidade extremamente complexa, ao mesmo tempo que brilhante. Sabemos que há algumas décadas cursar Odontologia era sinônimo de um futuro estonteante, onde os recém-formados eram metralhados com excelentes propostas de emprego, com salários que se convertêssemos pro valor monetário atual seria bem superior ao que nos é oferecido na maioria dos lugares. O cirurgião-dentista de algumas décadas, que hoje podemos conhecer alguns no território acadêmico, ministrando aulas e compartilhando sua larga experiência, acumulava bens materiais mais facilmente que os das últimas gerações. Porém, isso não é sinônimo de que era mais vantajoso estudar Odontologia antes e que agora é desinteressante!  Vamos aos argumentos! Rs

  • Hoje possuímos mais possibilidades de expandir nossa profissão, mais aperfeiçoamentos, especializações, mestrados e doutorados... ressaltando que esse aumento de oferta nos leva à necessidade de analisar criteriosamente a instituição antes de iniciarmos nossa expansão acadêmica!
  • Somos da geração Y ! Associamos nosso trabalho com a tecnologia, estamos numa época em que se substitui parte dos formulários em papel por formulários eletrônicos, realizamos back up e somos felizes ^^ podendo levar esse acervo num memory card, pendrive, HD portátil... enfim, os exames radiológicos (onde algumas empresas enviam a cópia digital para o e-mail do CD solicitante), os dados pessoais e de anamnese, podem ser acessados em qualquer lugar e a qualquer momento.
  • As possibilidades de pagamento do tratamento dentário também facilita nossa vida, não me refiro aos planos de saúde odontológicos (kkk esses são muitas vezes necessários mas ainda não pagam dignamente o nosso trabalho), antes era difícil para alguém das classes menos favorecidas pagar por tratamentos endodônticos, de implantodontia, etc... mas com a popularização dos cartões de crédito e débito a situação mudou! Mais pessoas tratadas, mais profissionais trabalhando... uma mão de duas vias que traz muitas satisfações.
  • O ProUni e o SISU facilitam o acesso ao curso, principalmente para quem mora no interior e não pode estudar na capital (nas universidades federais ou estaduais) além de não poder pagar a mensalidade de uma faculdade privada (que, convenhamos, depois de medicina é o curso mais caro).
Nós, estudantes de Odontologia, somos dos que mais "sofremos" em detrimento de obter uma adequada formação acadêmica. Além dos 10 períodos, das milhares de disciplinas, ainda tem aquela mistura básica de aula teórica com prática. Na faculdade onde estudo, o turno é integral, tendo atividades pela manhã e tarde e, esporadicamente, à noite também! É cansativo mas dinâmico, ao deitar (mesmo sabendo que terei que acordar cedo pra aula) tenho a satisfação de um dia lotado porém muito produtivo.
Ah... para quem deseja se dedicar a esse curso é importante também dissertar sobre as listas de materiais odontológicos, as famosas listinhas de dezenas de instrumentais... kkk
Geralmente, começam com as disciplinas de Dentística Pré-Clínica e Materiais Odontológicos, porém outras disciplinas como Cirurgia, Endodontia, Prótese, Periodontia também solicitam suas listas. É interessante que o estudante, ou seus responsáveis, comece a planejar a compra com antecedência e preste atenção às marcas que porventura sejam EXIGIDAS por algum professor. Não que seja proibido comprar instrumentais de preço mais modesto, pelo contrário, mas alguns merecem atenção devido o acabamento e a utilidade deles. Por ex, não posso comprar uma alavanca para exodontia que tenha um acabamento grosseiro, pois além de dificultar o procedimento também traumatiza desnecessariamente a área cirúrgica.

Outro aspecto de tremenda importância é realizar monitorias, projetos de pesquisa, como forma de aprofundar o conhecimento sobre determinada disciplina, aprimorar técnicas e conseguir horas de atividade complementar. Além de todas essas vantagens ainda temos que considerar o enriquecimento do Currículo Lattes.

Bom, por enquanto é isso... espero que tenha dado para ter uma ideia sobre a realidade dos estudantes de Odontologia e que sirva de incentivo para os que são e para os que desejam. 

Abraços a todos! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário