Impressionante como o cirurgião-dentista ainda possui um rótulo simplista perante a sociedade, recentemente uma colega de trabalho me questionou sobre o que seria um profissional buco-maxilo-facial. Por se tratar de alguém que é da área de saúde fiquei atônita e refleti sobre o quão limitada é a imaginação das pessoas sobre o trabalho do odontólogo. Para muitos é aquele indivíduo que realiza extrações, restaurações, limpeza, coloca aparelhos ortodônticos, faz canal quando o dente está 'quase perdido' e receita pomada para feridas na boca.
Esse texto não está carregado de ironia, assumo que antes de adentrar nesse mundo também era completamente leiga sobre as atribuições e os termos técnicos da profissão. Não sabia o que era restauração feita em amálgama, mas sabia o que era obturação de platina... kkkk enfim!!
Pesquisando sobre as possibilidades de especializações, planejando o futuro iminente, me deparei com as seguintes opções:
- Cirurgia: esse especialista realiza cirurgias orais de menor porte, que são efetuadas no próprio consultório, como por ex, exodontia de terceiros molares e restos radiculares.
- Cirurgia buco-maxilo-facial: estuda e trata as lesões de todo o complexo, muitas vezes trabalha em ambiente hospitalar e com a interação do cirurgião de cabeça e pescoço, cirurgião geral, anestesiologista... realiza cirurgias de todos os portes, desde a exodontia de restos radiculares até a cirurgia ortognática, mini implantes, etc.
- Clínica Geral: é o que faremos quando concluirmos a graduação, uma odontologia ampla porém que necessita, muitas vezes, de encaminhamento aos especialistas.
- Dentística: objetiva a reabilitação estética do elemento dentário, bem como sua função que possam ter sido comprometidas por processo carioso, fraturas, erosão, abrasão, etc.
- Disfunção têmporo-mandibular e dor orofacial: trata e investiga a etiologia desses distúrbios.
- Endodontia: trata os canais radiculares e coronários, infectados ou não. Visa a preservação do elemento dentário na cavidade oral.
- Estomatologia: previne, diagnostica e trata patologias orais, assim como permite que o profissional reflita sobre o prognóstico, além de também prevenir e diagnosticar outras patologias que tenham reflexo na cavidade bucal (diabetes, por ex).
- Implantodontia: reintegra o indivíduo à sociedade através da implantação de raízes artificiais que sustentam as próteses, aproximando-se da estética natural.
- Odontologia em Saúde Coletiva: analisa, organiza,planeja, executa e avalia os serviços, projetos ou programas de saúde bucal dirigidos à população de maneira coletiva, enfatizando a promoção da saúde com ações preventivas.
- Odontologia Legal: auxilia a medicina legal e a criminalística através da análise crânio-facial e dental dos indivíduos envolvidos, visando a elucidação de casos e identificação de vítimas ou suspeitos.
- Odontologia Preventiva: posiciona-se em medidas de prevenção de todas as patologias bucais, tais como cárie, neoplasia maligna, etc.
- Odontogeriatria: estuda os efeitos do envelhecimento sobre as estruturas do sistema estomatognático, além de planejar adequadamente os tratamentos nessa específica fase do paciente.
- Odontopediatria: especialista no atendimento a crianças e seus problemas mais frequentes.
- Ortodontia: corrige o posicionamento dos dentes, harmonizando a oclusão e articulando corretamente as arcadas.
- Patologia Oral: fornece meios para o correto diagnóstico das patologias orais, através de análise microscópica de lâminas.
- Periodontia: trata das doenças do periodonto, além de cuidar da função de suporte aos dentes.
- Prótese: cuida da recuperação de coroas dentais e da reparação dos espaços decorrentes de exodontias.
- Imaginologia Odontológica: tem por finalidade auxiliar o diagnóstico através de radiografias e outros exames de imagem (tomografia, por ex), fornecendo documentação e aumentando a credibilidade nos tratamentos dentários.
Well, espero que após a leitura dessa postagem haja melhor discernimento :) inclusive aprendi mais sobre as possibilidades... é importante dizer que não esgotei todas as especialidades, citei apenas as que considero de maior eminência!
Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário