Pesquise!

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Clínica Odontológica I - nº 10

08/05/12

Ontem foi um dia extraordinário, não apenas pela clínica mas pelo que se desenvolveu a partir dela. Atendemos 3 pacientes, gostei muito da nossa união... no dividir das tarefas, nas conversas, nos olhares :) pela primeira vez percebi que ali, com T.R. e N.G., estava formando uma equipe, havia prazer no que estávamos fazendo... e isso não foi de ontem, já vem acontecendo há algum tempo. Graças a Deus.
A única coisa que me deixa triste é o fato de que, em breve, T.R. sairá da faculdade... trilhará o caminho dela e perderei minha grande companheira. Mas esse sentimento de tristeza não é desses inspirados pelo egoísmo, mas sim por ter tido poucas oportunidades de encontrar pessoas nas quais sinto poder confiar, cujo olhar me transmite paz e com as quais eu posso ser eu mesma, sem reservas.
Mas vamos aos atendimentos, se eu for divagar sobre pessoas que me encantaram nessa clínica não cumprirei o propósito do post... ;)

1) Dona V.L.R., paciente submetida a enxerto ósseo recentemente (citei-a aqui no blog), realizamos radiografia periapical para acompanhamento do resultado. Fiquei na parte de revelação, estou 'pegando o costume' de minha ex-tutora kkk cheirando o filme após a lavagem final para ver se está bem lavado... 
Também foi feita a retirada do fio de sutura (região edêntula dos 15/16), para alívio geral da paciente que se incomodava sobremaneira com esse fio... kkk

2) M.F.P., 29 anos, P.A.: 110x70 mmHg.
O procedimento dessa paciente foi uma restauração com resina composta fotopolimerizável, FIZ A ANESTESIA PAPILAR (complementando outra ocasião em que fiz apenas a infiltrativa) e N.G. fez a técnica de anestesia infiltrativa, ambas com a supervisão e auxílio de T.R.. A cárie retirada estava no elemento 24, onde foi realizada um preparo cavitário MOD.

3) R.A.S., 27 anos, P.A.: 120x80 mmHg.
Essa paciente foi diferente de tudo quanto presenciei nesses dias de clínica! Pela radiografia periapical do elemento 12 foi identificada uma lesão no ápice radicular. A mesma referia não sentir dor alguma e T.R. fez testes de sensibilidade que comprovaram a desvitalização do dente. Foi feito um acesso (com a broca) à câmara pulpar e aplicado medicação (triclesol formalina). Para restauração provisória foi utilizado IV (Maxion R).

Obrigada Senhor por mais um dia... :D

domingo, 29 de abril de 2012

Clínica Odontológica I - nº 09

Referente a : 24/04/12

Continuando com o tratamento de M.F.P., hoje fizemos a restauração permanente do elemento 15. O material de eleição foi a resina composta fotopolimerizável, pela 1ª x vi o condicionamento ácido sendo feito num dente vivo, logo após a aplicação do primer e bond selando os túbulos dentinários e favorecendo o ambiente para a adesão à resina. T.R. nos ensinou uma tática: utilizar resina UD para simular a dentina, B3 (nesse caso) para o esmalte e Durafil da mesma cor (B3) para o acabamento. Ficou tão lindo *__*  kkkk 
Os pontos de sutura da exodontia do 38 foram retirados, cicatrização concluída. Antes da restauração fizemos uma radiografia periapical. 

Só para constar: como diria minha amiga Bruna > 'não sou obrigada!' a escrever mais esse diário, porém foi uma ideia maravilhosa que minha ex-tutora deu e faço questão (e com muito prazer) de escrevê-lo. Penso em quando estiver formada e desejar reler o que aconteceu comigo nessa época tão importante, assim como observar a maneira como eu enxergava as coisas :) Obrigada, D.L. por ter feito com que eu iniciasse desde o primeiro dia de clínica!! Pretendo fazer em todas as demais clínicas. 


Clínica Odontológica I - nº 08

Referente à data: 17/04/12

Minha primeira terça-feira de clínica oficial! Há muito ansiava por essa troca de dia pois meu plantão no hospital é fixo na sexta, agora posso cumprir com mais assiduidade meu compromisso profissional. :)

Esse dia foi diferente de todos, começando pelo procedimento que iria presenciar: enxerto de hidroxiapatita na região maxilar. Porém não ficou só por aí... antes das atividades serem iniciadas o profº regente nos bombardeou com uma estranha novidade: os tutores seriam trocados, haveria revezamento.
Entendam, gosto dos demais professores porém já estava habituada ao modo que minha tutora lidava conosco. Sentia uma ótima relação com ela, o fato dela estar ali na clínica em prontidão para nossas dúvidas... o fato dela ser tão amigável... era um fator de incentivo e ânimo para que eu fosse pro ambiente. Claro que não era apenas isso que me estimulava, o 'trabalho' em si já é empolgante e minha dupla também injeta adrenalina na vivência... mas, egoísta como sou, não queria perder nada do que me agradava. Enfim, agora meu tutor é J. e pelo pouco que conheci já superou minha expectativa! :)

Vamos ao relato de caso:

P.A.: 130x80 mmHg
A paciente mostrou-se receptiva ao tratamento, inclusive muito bem informada (mãe da minha dupla ^^).
Realizou-se antissepsia com PVPI em toda região peribucal, preparo do campo operatório obedecendo a todas as regras de manuseio de material estéril.  Aplicou-se anestesia na região de molares e pré-molares. Foi extirpado resto radicular com presença de lesão periapical, posteriormente retirado tecido palatal para enxerto gengival na região de interesse. O local onde retirou-se tecido foi suturado de maneira bem interessante, parecendo uma rede e com uma rede de colágeno presa entre os fios, promovendo a hemostasia. O enxerto foi feito com hidroxiapatita, colocado aos poucos com algo parecido com uma colher de dentina. Após tudo isso, suturou-se p enxerto gengival e pronto!

Durante todo o procedimento eu e minha colega (N.) fomos incubidas de tirar fotos... registrar tudo para um possível estudo de caso ^^ Quero ler o artigo assim que estiver pronto!

Foi perfeito ter estado ali, vendo algo diferente da rotina da clínica e de profundo interesse meu. :)

Fico por aqui... até a next!

Clínica Odontológica I - nº 07

Referente à data: 30/03/12

Neste dia, novamente com minha dupla T.R., deu-se continuidade ao tratamento odontológico da paciente M.F.P., 29 anos. A região onde foi realizada a exodontia já apresentava boa cicatrização, sem nenhuma queixa da paciente.
Nesta oportunidade foi realizado um tratamento expectante no elemento 17, observamos que o substrato era tênue e, portanto, o capeamento foi indireto com o uso de Ca(OH)2, tendo como material restaurador provisório o ionômero de vidro. A paciente relatou, durante o procedimento, sensação térmica dolorosa (frio).
Foi um dia muito produtivo pois manipulei o cimento de Ca(OH)2 e o ionômero de vidro (tudo bem que é fácil mas tá valendo ;D kkk). 

Enfim, foi a última clínica da sexta-feira. As duas semanas posteriores não tivemos clínica, por motivo de feriado e outra semana por ter sido o 21º COPEO.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Clínica Odontológica I - nº 06

Data: 27/03/12 - terça-feira

Hoje toda a turma foi para a clínica com o propósito de realizarmos a prática radiológica da técnica da bissetriz! Quem procedeu a uma tomada radiográfica utilizando os posicionadores sabe a aflição que a técnica da bissetriz dá! Primeiro, por ser nossa primeira oportunidade, fica aquela sensação de pouca confiança ao direcionar o feixe do raio pra área a ser revelada... depois tem o problema de ajustar os cm de distância (sem régua, apenas com a medição ocular kkkkkkkk) entre a película e os feixe radioativo, o posicionamento do filme (que é incômodo em demasia), enfim... requer muita atenção e persistência para dar certo!
A dinâmica foi realizada em duplas, radiografei os pré-molares superiores de uma hemi-arcada do meu colega. \o/ A primeira película teve direito a sofrer todos os erros possíveis (quase todos, ok) durante o posicionamento e a distância radioativa kkkkk Resultou em alongamento e sobreposição... a partir daí se percebe que errei no ajuste vertical e horizontal do foco de feixe, além do posicionamento do filme =x
Vamos ver o resultado:
Os pré-molares que deveriam sair ao centro, ficaram à esquerda, saindo os INCISIVOS à direita! 
Após essa primeira tentativa, tive vergonha e pedi à tutora para tentar novamente! Ela explicou como deveria ser, tirei algumas dúvidas e voltei com minha dupla pra sala de raio-x. 
Eis o resultado:
Apesar de ter saído parte do 2º molar, foi razoável em relação à outra kkkkkk

O canino deveria ter aparecido mais, enquanto que o 2º molar não deveria ter ficado à mostra. Mas tudo bem! Foi bem melhor que a primeira kkk Outras oportunidades virão e postarei aqui!
Até.

terça-feira, 27 de março de 2012

Clínica Odontológica I - nº 05

Referente à data 23/03/12

Se Doctor Who fosse resumir a clínica de hoje em uma só palavra diria: FANTASTIC! kkkkk :D deixando meu seriado preferido de lado, vamos aos fatos:

Minha dupla estava internada, portanto faltou e minha tutora estava resolvendo algo em SP. Dessa forma fui remanejada para outra dupla, fiquei com duas pessoas maravilhosas (N.G. e T.R.) de modo que meu dia foi muito proveitoso. Atendemos apenas uma paciente, digna de nota:

  • M.F.P., sexo feminino, 29 anos, com histórico atual de estomatite protética e com diversos procedimentos a serem realizados. O procedimento eleito, através de triagem, para o dia de hoje, foi a exodontia do elemento 28. 
Reunimos todos os materiais necessários, dispusemos na mesa acessória respeitando os cuidados para manter os materiais estéreis. Após isolar a 'mangueira' do sugador, com campo cirúrgico, e a alça do refletor (foco)... chamamos a paciente. A colega do 9º período lhe explicou resumidamente o procedimento que seria feito, conseguindo uma resposta satisfatória da paciente que se mostrou receptiva ao tratamento. Aferi a P.A. : 120x70 mmHg. E vamos lá! A parte legal começa agora... :D

  • Posicionamos a paciente, T.R. isolou a área cirúrgica com um campo frenestrado . Realizada antissepsia intra-oral com solução de clorexidrina degermante (através de bochecho) e extra-oral com solução de PVPI (povidine) degermante.
  • Ajustado o refletor na área de interesse, T.R. inspecionou o elemento dentário e sua área adjacente. 
  • Utilizando 2 tubetes de Mepivacaína (com vasoconstrictor), realizou anestesia infiltrativa (1,5 ml), papilar e intraligamentar. Também se utilizou anestésico tópico.
  • Com o auxílio de um sindesmótomo, afastou-se a gengiva expondo o colo cirúrgico.
  • A exodontia em si foi realizada com a alavanca, pois a localização dificultava o acesso do fórceps e a colega julgou mais apropriado.
Enfim, após alguns minutos estava ali o dente inteirinho ^^ repousando sobre uma gaze... hora da sutura! T.R. utilizou o fio 3-0 de seda e fez a sutura em forma de X. 
Dada as orientações pós-cirúrgicas à paciente, foi prescrito o medicamento (Par. 750mg) por 3 dias, sendo 1 cp a cada 8h. 

Agora fica evidente o porquê de ter sido fantastic! kkk Vi um procedimento que só havia visto 1 x, pude participar na organização da mesa cirúrgica, observei todo o procedimento, T.R. foi muito atenciosa, explicando os passos da exodontia. Vamos torcer pelos próximos dias... kkk 

segunda-feira, 19 de março de 2012

Clínica Odontológica I - nº 04

Refere-se ao dia 16/03/12.

Este dia foi específico para que todos processassem as películas que estavam em imagem latente, foi uma SURPRESA kkkkkk Esperava ver coroas, raízes, osso alveolar... e o que vi? kkkk chaves, aneis (não tem mais acento, fica estranho) e moedas!
Olhando pelo raciocínio da ética, nada mais plausível que isto. Assim, pacientes não foram submetidos à radiação sem uma justificativa apropriada. Fizemos filas e, aos poucos, fomos realizando o trabalho. Fiquei ansiosa quando vi algumas folhas de papel cobrindo o plástico avermelhado da câmara escura portátil, pois quando revelei, na sexta anterior, podia enxergar minhas mãos manipulando o envelope e seus envoltórios. Mas, graças a Deus, tudo deu certo! Consegui processar de maneira satisfatória e a imagem formada foi a de um anel. :) A única dificuldade que tive foi a de julgar se o filme já estava suficientemente seco (sei que com isso pareço uma sem noção kkk mas é a triste verdade), levei duas vezes à tutora até que realmente estivesse seco o suficiente para guardá-lo. Bom, vamos ver o resultado então né? :D acabei de tirar a foto da minha segunda película revelada (a primeira perdi a grande oportunidade de fotografar =/ ). Só para constar: na falta de um negatoscópio, usei a tela do notebook... kkkkk
Negatoscópio: tela do pc
Colgadura: meu dedo
kkkkkkk :)