Pesquise!

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Estudante de Odontologia

O estudante de Odontologia atual está inserido numa realidade extremamente complexa, ao mesmo tempo que brilhante. Sabemos que há algumas décadas cursar Odontologia era sinônimo de um futuro estonteante, onde os recém-formados eram metralhados com excelentes propostas de emprego, com salários que se convertêssemos pro valor monetário atual seria bem superior ao que nos é oferecido na maioria dos lugares. O cirurgião-dentista de algumas décadas, que hoje podemos conhecer alguns no território acadêmico, ministrando aulas e compartilhando sua larga experiência, acumulava bens materiais mais facilmente que os das últimas gerações. Porém, isso não é sinônimo de que era mais vantajoso estudar Odontologia antes e que agora é desinteressante!  Vamos aos argumentos! Rs

  • Hoje possuímos mais possibilidades de expandir nossa profissão, mais aperfeiçoamentos, especializações, mestrados e doutorados... ressaltando que esse aumento de oferta nos leva à necessidade de analisar criteriosamente a instituição antes de iniciarmos nossa expansão acadêmica!
  • Somos da geração Y ! Associamos nosso trabalho com a tecnologia, estamos numa época em que se substitui parte dos formulários em papel por formulários eletrônicos, realizamos back up e somos felizes ^^ podendo levar esse acervo num memory card, pendrive, HD portátil... enfim, os exames radiológicos (onde algumas empresas enviam a cópia digital para o e-mail do CD solicitante), os dados pessoais e de anamnese, podem ser acessados em qualquer lugar e a qualquer momento.
  • As possibilidades de pagamento do tratamento dentário também facilita nossa vida, não me refiro aos planos de saúde odontológicos (kkk esses são muitas vezes necessários mas ainda não pagam dignamente o nosso trabalho), antes era difícil para alguém das classes menos favorecidas pagar por tratamentos endodônticos, de implantodontia, etc... mas com a popularização dos cartões de crédito e débito a situação mudou! Mais pessoas tratadas, mais profissionais trabalhando... uma mão de duas vias que traz muitas satisfações.
  • O ProUni e o SISU facilitam o acesso ao curso, principalmente para quem mora no interior e não pode estudar na capital (nas universidades federais ou estaduais) além de não poder pagar a mensalidade de uma faculdade privada (que, convenhamos, depois de medicina é o curso mais caro).
Nós, estudantes de Odontologia, somos dos que mais "sofremos" em detrimento de obter uma adequada formação acadêmica. Além dos 10 períodos, das milhares de disciplinas, ainda tem aquela mistura básica de aula teórica com prática. Na faculdade onde estudo, o turno é integral, tendo atividades pela manhã e tarde e, esporadicamente, à noite também! É cansativo mas dinâmico, ao deitar (mesmo sabendo que terei que acordar cedo pra aula) tenho a satisfação de um dia lotado porém muito produtivo.
Ah... para quem deseja se dedicar a esse curso é importante também dissertar sobre as listas de materiais odontológicos, as famosas listinhas de dezenas de instrumentais... kkk
Geralmente, começam com as disciplinas de Dentística Pré-Clínica e Materiais Odontológicos, porém outras disciplinas como Cirurgia, Endodontia, Prótese, Periodontia também solicitam suas listas. É interessante que o estudante, ou seus responsáveis, comece a planejar a compra com antecedência e preste atenção às marcas que porventura sejam EXIGIDAS por algum professor. Não que seja proibido comprar instrumentais de preço mais modesto, pelo contrário, mas alguns merecem atenção devido o acabamento e a utilidade deles. Por ex, não posso comprar uma alavanca para exodontia que tenha um acabamento grosseiro, pois além de dificultar o procedimento também traumatiza desnecessariamente a área cirúrgica.

Outro aspecto de tremenda importância é realizar monitorias, projetos de pesquisa, como forma de aprofundar o conhecimento sobre determinada disciplina, aprimorar técnicas e conseguir horas de atividade complementar. Além de todas essas vantagens ainda temos que considerar o enriquecimento do Currículo Lattes.

Bom, por enquanto é isso... espero que tenha dado para ter uma ideia sobre a realidade dos estudantes de Odontologia e que sirva de incentivo para os que são e para os que desejam. 

Abraços a todos! :)

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Especialidades Odontológicas

Impressionante como o cirurgião-dentista ainda possui um rótulo simplista perante a sociedade, recentemente uma colega de trabalho me questionou sobre o que seria um profissional buco-maxilo-facial. Por se tratar de alguém que é da área de saúde fiquei atônita e refleti sobre o quão limitada é a imaginação das pessoas sobre o trabalho do odontólogo. Para muitos é aquele indivíduo que realiza extrações, restaurações, limpeza, coloca aparelhos ortodônticos, faz canal quando o dente está 'quase perdido' e receita pomada para feridas na boca.

Esse texto não está carregado de ironia, assumo que antes de adentrar nesse mundo também era completamente leiga sobre as atribuições e os termos técnicos da profissão. Não sabia o que era restauração feita em amálgama, mas sabia o que era obturação de platina... kkkk enfim!!

Pesquisando sobre as possibilidades de especializações, planejando o futuro iminente, me deparei com as seguintes opções:

  1. Cirurgia: esse especialista realiza cirurgias orais de menor porte, que são efetuadas no próprio consultório, como por ex, exodontia de terceiros molares e restos radiculares.
  2. Cirurgia buco-maxilo-facial: estuda e trata as lesões de todo o complexo, muitas vezes trabalha em ambiente hospitalar e com a interação do cirurgião de cabeça e pescoço, cirurgião geral, anestesiologista... realiza cirurgias de todos os portes, desde a exodontia de restos radiculares até a cirurgia ortognática, mini implantes, etc.
  3. Clínica Geral: é o que faremos quando concluirmos a graduação, uma odontologia ampla porém que necessita, muitas vezes, de encaminhamento aos especialistas.
  4. Dentística: objetiva a reabilitação estética do elemento dentário, bem como sua função que possam ter sido comprometidas por processo carioso, fraturas, erosão, abrasão, etc.
  5. Disfunção têmporo-mandibular e dor orofacial: trata e investiga a etiologia desses distúrbios.
  6. Endodontia: trata os canais radiculares e coronários, infectados ou não. Visa a preservação do elemento dentário na cavidade oral.
  7. Estomatologia: previne, diagnostica e trata patologias orais, assim como permite que o profissional reflita sobre o prognóstico, além de também prevenir e diagnosticar outras patologias que tenham reflexo na cavidade bucal (diabetes, por ex).
  8. Implantodontia: reintegra o indivíduo à sociedade através da implantação de raízes artificiais que sustentam as próteses, aproximando-se da estética natural.
  9. Odontologia em Saúde Coletiva: analisa, organiza,planeja, executa e avalia os serviços, projetos ou programas de saúde bucal dirigidos à população de maneira coletiva, enfatizando a promoção da saúde com ações preventivas.
  10. Odontologia Legal: auxilia a medicina legal e a criminalística através da análise crânio-facial e dental dos indivíduos envolvidos, visando a elucidação de casos e identificação de vítimas ou suspeitos.
  11. Odontologia Preventiva: posiciona-se em medidas de prevenção de todas as patologias bucais, tais como cárie, neoplasia maligna, etc.
  12. Odontogeriatria: estuda os efeitos do envelhecimento sobre as estruturas do sistema estomatognático, além de planejar adequadamente os tratamentos nessa específica fase do paciente.
  13. Odontopediatria: especialista no atendimento a crianças e seus problemas mais frequentes.
  14. Ortodontia: corrige o posicionamento dos dentes, harmonizando a oclusão e articulando corretamente as arcadas.
  15. Patologia Oral: fornece meios para o correto diagnóstico das patologias orais, através de análise microscópica de lâminas.
  16. Periodontia: trata das doenças do periodonto, além de cuidar da função de suporte aos dentes.
  17. Prótese: cuida da recuperação de coroas dentais e da reparação dos espaços decorrentes de exodontias.
  18. Imaginologia Odontológica: tem por finalidade auxiliar o diagnóstico através de radiografias e outros exames de imagem (tomografia, por ex), fornecendo documentação e aumentando a credibilidade nos tratamentos dentários.
Well, espero que após a leitura dessa postagem haja melhor discernimento :) inclusive aprendi mais sobre as possibilidades... é importante dizer que não esgotei todas as especialidades, citei apenas as que considero de maior eminência!

Até mais!


terça-feira, 19 de junho de 2012

E mais um período termina :D Rumo ao 4º!

Well, este é um dos posts mais felizes que faço nesse blog! Mais um período que se conclui, muito aprendizado, muitas conquistas... 
O terceiro período cumpriu o que muitos diziam sobre ele: grandes gastos com materiais odontológicos, muitas aulas práticas, pressão cada vez mais crescente nos estudos, primeiro contato com os pacientes na Clínica da Faculdade, enfim... :)
Diante de tudo só tenho uma coisa a fazer: agradecer! Meu Deus foi maravilhoso, me abençoando em todos os aspectos da vida... família, trabalho, estudo... 
Fazendo um resumo do que me ocorreu neste período posso citar:
  • Me apaixonei pela radiologia, apesar de continuar tendo dificuldade em executar radiografias pelo método da bissetriz (mas vou treinar, chegarei lá kkk)
  • Tive dificuldades imensas na Dentística, mas fui melhorando e na segunda unidade entendi bem melhor ^^
  • Consegui ser aprovada em todas \o/ minha maior façanha, visto Materiais Odontológicos ter sido um terror... kkkk no final, acabei gostando da matéria!
  • Conheci a profª D.L., me identifiquei muito com ela e fiquei encantada com suas aulas ;)
  • Conheci melhor minha dupla de clínica, T.R., com quem fiz amizade e hoje posso dizer que gosto e considero demais :D
  • Tomei posse do concurso que fiz em 2009, na cidade de S. o/
Finalizo satisfeita e muito feliz... neste momento, conversando com D.V. pelo Whats App kkkkk

*__*

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Clínica Odontológica I - nº 10

08/05/12

Ontem foi um dia extraordinário, não apenas pela clínica mas pelo que se desenvolveu a partir dela. Atendemos 3 pacientes, gostei muito da nossa união... no dividir das tarefas, nas conversas, nos olhares :) pela primeira vez percebi que ali, com T.R. e N.G., estava formando uma equipe, havia prazer no que estávamos fazendo... e isso não foi de ontem, já vem acontecendo há algum tempo. Graças a Deus.
A única coisa que me deixa triste é o fato de que, em breve, T.R. sairá da faculdade... trilhará o caminho dela e perderei minha grande companheira. Mas esse sentimento de tristeza não é desses inspirados pelo egoísmo, mas sim por ter tido poucas oportunidades de encontrar pessoas nas quais sinto poder confiar, cujo olhar me transmite paz e com as quais eu posso ser eu mesma, sem reservas.
Mas vamos aos atendimentos, se eu for divagar sobre pessoas que me encantaram nessa clínica não cumprirei o propósito do post... ;)

1) Dona V.L.R., paciente submetida a enxerto ósseo recentemente (citei-a aqui no blog), realizamos radiografia periapical para acompanhamento do resultado. Fiquei na parte de revelação, estou 'pegando o costume' de minha ex-tutora kkk cheirando o filme após a lavagem final para ver se está bem lavado... 
Também foi feita a retirada do fio de sutura (região edêntula dos 15/16), para alívio geral da paciente que se incomodava sobremaneira com esse fio... kkk

2) M.F.P., 29 anos, P.A.: 110x70 mmHg.
O procedimento dessa paciente foi uma restauração com resina composta fotopolimerizável, FIZ A ANESTESIA PAPILAR (complementando outra ocasião em que fiz apenas a infiltrativa) e N.G. fez a técnica de anestesia infiltrativa, ambas com a supervisão e auxílio de T.R.. A cárie retirada estava no elemento 24, onde foi realizada um preparo cavitário MOD.

3) R.A.S., 27 anos, P.A.: 120x80 mmHg.
Essa paciente foi diferente de tudo quanto presenciei nesses dias de clínica! Pela radiografia periapical do elemento 12 foi identificada uma lesão no ápice radicular. A mesma referia não sentir dor alguma e T.R. fez testes de sensibilidade que comprovaram a desvitalização do dente. Foi feito um acesso (com a broca) à câmara pulpar e aplicado medicação (triclesol formalina). Para restauração provisória foi utilizado IV (Maxion R).

Obrigada Senhor por mais um dia... :D

domingo, 29 de abril de 2012

Clínica Odontológica I - nº 09

Referente a : 24/04/12

Continuando com o tratamento de M.F.P., hoje fizemos a restauração permanente do elemento 15. O material de eleição foi a resina composta fotopolimerizável, pela 1ª x vi o condicionamento ácido sendo feito num dente vivo, logo após a aplicação do primer e bond selando os túbulos dentinários e favorecendo o ambiente para a adesão à resina. T.R. nos ensinou uma tática: utilizar resina UD para simular a dentina, B3 (nesse caso) para o esmalte e Durafil da mesma cor (B3) para o acabamento. Ficou tão lindo *__*  kkkk 
Os pontos de sutura da exodontia do 38 foram retirados, cicatrização concluída. Antes da restauração fizemos uma radiografia periapical. 

Só para constar: como diria minha amiga Bruna > 'não sou obrigada!' a escrever mais esse diário, porém foi uma ideia maravilhosa que minha ex-tutora deu e faço questão (e com muito prazer) de escrevê-lo. Penso em quando estiver formada e desejar reler o que aconteceu comigo nessa época tão importante, assim como observar a maneira como eu enxergava as coisas :) Obrigada, D.L. por ter feito com que eu iniciasse desde o primeiro dia de clínica!! Pretendo fazer em todas as demais clínicas. 


Clínica Odontológica I - nº 08

Referente à data: 17/04/12

Minha primeira terça-feira de clínica oficial! Há muito ansiava por essa troca de dia pois meu plantão no hospital é fixo na sexta, agora posso cumprir com mais assiduidade meu compromisso profissional. :)

Esse dia foi diferente de todos, começando pelo procedimento que iria presenciar: enxerto de hidroxiapatita na região maxilar. Porém não ficou só por aí... antes das atividades serem iniciadas o profº regente nos bombardeou com uma estranha novidade: os tutores seriam trocados, haveria revezamento.
Entendam, gosto dos demais professores porém já estava habituada ao modo que minha tutora lidava conosco. Sentia uma ótima relação com ela, o fato dela estar ali na clínica em prontidão para nossas dúvidas... o fato dela ser tão amigável... era um fator de incentivo e ânimo para que eu fosse pro ambiente. Claro que não era apenas isso que me estimulava, o 'trabalho' em si já é empolgante e minha dupla também injeta adrenalina na vivência... mas, egoísta como sou, não queria perder nada do que me agradava. Enfim, agora meu tutor é J. e pelo pouco que conheci já superou minha expectativa! :)

Vamos ao relato de caso:

P.A.: 130x80 mmHg
A paciente mostrou-se receptiva ao tratamento, inclusive muito bem informada (mãe da minha dupla ^^).
Realizou-se antissepsia com PVPI em toda região peribucal, preparo do campo operatório obedecendo a todas as regras de manuseio de material estéril.  Aplicou-se anestesia na região de molares e pré-molares. Foi extirpado resto radicular com presença de lesão periapical, posteriormente retirado tecido palatal para enxerto gengival na região de interesse. O local onde retirou-se tecido foi suturado de maneira bem interessante, parecendo uma rede e com uma rede de colágeno presa entre os fios, promovendo a hemostasia. O enxerto foi feito com hidroxiapatita, colocado aos poucos com algo parecido com uma colher de dentina. Após tudo isso, suturou-se p enxerto gengival e pronto!

Durante todo o procedimento eu e minha colega (N.) fomos incubidas de tirar fotos... registrar tudo para um possível estudo de caso ^^ Quero ler o artigo assim que estiver pronto!

Foi perfeito ter estado ali, vendo algo diferente da rotina da clínica e de profundo interesse meu. :)

Fico por aqui... até a next!

Clínica Odontológica I - nº 07

Referente à data: 30/03/12

Neste dia, novamente com minha dupla T.R., deu-se continuidade ao tratamento odontológico da paciente M.F.P., 29 anos. A região onde foi realizada a exodontia já apresentava boa cicatrização, sem nenhuma queixa da paciente.
Nesta oportunidade foi realizado um tratamento expectante no elemento 17, observamos que o substrato era tênue e, portanto, o capeamento foi indireto com o uso de Ca(OH)2, tendo como material restaurador provisório o ionômero de vidro. A paciente relatou, durante o procedimento, sensação térmica dolorosa (frio).
Foi um dia muito produtivo pois manipulei o cimento de Ca(OH)2 e o ionômero de vidro (tudo bem que é fácil mas tá valendo ;D kkk). 

Enfim, foi a última clínica da sexta-feira. As duas semanas posteriores não tivemos clínica, por motivo de feriado e outra semana por ter sido o 21º COPEO.