Pesquise!

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

3- Osso Parietal

O osso parietal é par, localizando-se na porção látero-superior do crânio. Possui as seguintes suturas:


  1. Sutura Sagital (parietal esquerdo + parietal direito);
  2. Sutura Coronal (frontal);
  3. Sutura Lambdoidea (occipital);
  4. Sutura Escamosa (temporal);
  5. Sutura Esfenoescamosa (esfenóide + temporal).
A única destas suturas que não articula-se propriamente com o osso parietal é a esfenoescamosa, porém por didática é estudada em conjunto com as demais que se articulam com este osso.
O ponto de união entre as suturas coronal e sagital é denominada bregma
Em cada osso parietal encontra-se (apesar que existem exceções) o forame parietal, na região superior e mediana, por onde transita uma veia emissária do couro cabeludo para o seio sagital superior.
Uma protuberância pode vista na face superior bilateralmente denominada túber parietal. Olhando-se lateralmente visualiza-se a Linha Temporal Superior (que se inicia no osso frontal, passa pelo parietal e termina no osso temporal). A Fossa Temporal que é uma nítida depressão óssea serve para a inserção da fáscia do músculo temporal.

Vamos entender essa Linha Temporal de maneira mais sucinta:

A Linha Temporal Superior se inicia no osso FRONTAL, passa pelo PARIETAL e termina no TEMPORAL. O contorno que essa linha realiza deixa nítida uma fossa na qual se insere a fáscia do músculo temporal, a Fossa Temporal. Portanto além da Linha Temporal Superior temos também a Linha Temporal Inferior que está acima do arco zigomático. Adiante veremos que assim como a fáscia do músculo temporal se insere acima do arco zigomático, a fáscia do músculo masseter se insere abaixo do mesmo arco. Dessa forma vamos correlacionando e aprendendo um pouco melhor.

A face interna do osso parietal possui o sulco do seio sagital superior.

Abraços a todos!

Lembrando que as anotações aqui feitas não esgotam os assuntos, aprofundem-se! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário