Pesquise!

domingo, 29 de abril de 2012

Clínica Odontológica I - nº 09

Referente a : 24/04/12

Continuando com o tratamento de M.F.P., hoje fizemos a restauração permanente do elemento 15. O material de eleição foi a resina composta fotopolimerizável, pela 1ª x vi o condicionamento ácido sendo feito num dente vivo, logo após a aplicação do primer e bond selando os túbulos dentinários e favorecendo o ambiente para a adesão à resina. T.R. nos ensinou uma tática: utilizar resina UD para simular a dentina, B3 (nesse caso) para o esmalte e Durafil da mesma cor (B3) para o acabamento. Ficou tão lindo *__*  kkkk 
Os pontos de sutura da exodontia do 38 foram retirados, cicatrização concluída. Antes da restauração fizemos uma radiografia periapical. 

Só para constar: como diria minha amiga Bruna > 'não sou obrigada!' a escrever mais esse diário, porém foi uma ideia maravilhosa que minha ex-tutora deu e faço questão (e com muito prazer) de escrevê-lo. Penso em quando estiver formada e desejar reler o que aconteceu comigo nessa época tão importante, assim como observar a maneira como eu enxergava as coisas :) Obrigada, D.L. por ter feito com que eu iniciasse desde o primeiro dia de clínica!! Pretendo fazer em todas as demais clínicas. 


Clínica Odontológica I - nº 08

Referente à data: 17/04/12

Minha primeira terça-feira de clínica oficial! Há muito ansiava por essa troca de dia pois meu plantão no hospital é fixo na sexta, agora posso cumprir com mais assiduidade meu compromisso profissional. :)

Esse dia foi diferente de todos, começando pelo procedimento que iria presenciar: enxerto de hidroxiapatita na região maxilar. Porém não ficou só por aí... antes das atividades serem iniciadas o profº regente nos bombardeou com uma estranha novidade: os tutores seriam trocados, haveria revezamento.
Entendam, gosto dos demais professores porém já estava habituada ao modo que minha tutora lidava conosco. Sentia uma ótima relação com ela, o fato dela estar ali na clínica em prontidão para nossas dúvidas... o fato dela ser tão amigável... era um fator de incentivo e ânimo para que eu fosse pro ambiente. Claro que não era apenas isso que me estimulava, o 'trabalho' em si já é empolgante e minha dupla também injeta adrenalina na vivência... mas, egoísta como sou, não queria perder nada do que me agradava. Enfim, agora meu tutor é J. e pelo pouco que conheci já superou minha expectativa! :)

Vamos ao relato de caso:

P.A.: 130x80 mmHg
A paciente mostrou-se receptiva ao tratamento, inclusive muito bem informada (mãe da minha dupla ^^).
Realizou-se antissepsia com PVPI em toda região peribucal, preparo do campo operatório obedecendo a todas as regras de manuseio de material estéril.  Aplicou-se anestesia na região de molares e pré-molares. Foi extirpado resto radicular com presença de lesão periapical, posteriormente retirado tecido palatal para enxerto gengival na região de interesse. O local onde retirou-se tecido foi suturado de maneira bem interessante, parecendo uma rede e com uma rede de colágeno presa entre os fios, promovendo a hemostasia. O enxerto foi feito com hidroxiapatita, colocado aos poucos com algo parecido com uma colher de dentina. Após tudo isso, suturou-se p enxerto gengival e pronto!

Durante todo o procedimento eu e minha colega (N.) fomos incubidas de tirar fotos... registrar tudo para um possível estudo de caso ^^ Quero ler o artigo assim que estiver pronto!

Foi perfeito ter estado ali, vendo algo diferente da rotina da clínica e de profundo interesse meu. :)

Fico por aqui... até a next!

Clínica Odontológica I - nº 07

Referente à data: 30/03/12

Neste dia, novamente com minha dupla T.R., deu-se continuidade ao tratamento odontológico da paciente M.F.P., 29 anos. A região onde foi realizada a exodontia já apresentava boa cicatrização, sem nenhuma queixa da paciente.
Nesta oportunidade foi realizado um tratamento expectante no elemento 17, observamos que o substrato era tênue e, portanto, o capeamento foi indireto com o uso de Ca(OH)2, tendo como material restaurador provisório o ionômero de vidro. A paciente relatou, durante o procedimento, sensação térmica dolorosa (frio).
Foi um dia muito produtivo pois manipulei o cimento de Ca(OH)2 e o ionômero de vidro (tudo bem que é fácil mas tá valendo ;D kkk). 

Enfim, foi a última clínica da sexta-feira. As duas semanas posteriores não tivemos clínica, por motivo de feriado e outra semana por ter sido o 21º COPEO.