Pesquise!

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

As Anatomias da vida acadêmica

As provas de anatomia são famosas, tanto por sua complexidade quanto pelo amontoamento de informações. Anatomia em si não é difícil, o problema reside justamente no tempo limitado que se tem para aprender tantas peças e conceitos. Para cada estrutura se dá vários nomes, a mandíbula, por exemplo, possui as espinhas genianas, o colo, o corpo, os forames mentonianos, o canal mandibular, o processo coronóide e condilar... são apenas alguns dos nomes de estruturas mandibulares que me vem à mente quando penso nessa peça óssea. Não bastasse isso, ainda temos que relacionar todas as estruturas: ossos + músculos + nervos + vascularização de cada peça. 


O estudo da anatomia requer dedicação e persistência do aluno, não adianta assistir todas as aulas, fazer anotações, pegar o Sobotta, Yokoshi, Fattini, Prometheus ou Gray na biblioteca se não houver a revisão dos assuntos pós-aula. Acumular 2 ou 3 sistemas é a pior coisa que se pode fazer, pois cada assunto é extenso e o acúmulo torna a tarefa de absorção difícil [porém não impossível, mas devemos lembrar que existem outras disciplinas concomitante à Anatomia e que irão requerer horas de estudo também]. O melhor que se pode fazer é procurar estudar o assunto antes da aula, pois assim se compreende melhor o que o professor explana e pode-se aproveitar para dirimir as dúvidas decorrentes da leitura preliminar.


Quando se estuda com seriedade não é necessário se deixar apavorar pela dificuldade da prova, mesmo quando se tem apenas 1 minuto para identificar a estrutura que o professor aponta [com um alfinete] na peça. Graças a Deus consegui passar por este ano sem reprovações nem provas finais, mas confesso que apesar dos estudos passei por dores de barriga emocionais na véspera de provas tensas [como as Anatomias, Histologias e as de Fisiologia]. Sempre fico insegura, pois sei que tenho muito o que melhorar e geralmente estudo menos que o necessário para ter um alto nível de segurança. kkkkkkkk


Enfim, boa sorte a todos que irão se dedicar a essa disciplina [seja a Anatomia Básica, seja a Aplicada à Odontologia ou qualquer outra] !
Fica aqui o meu desejo que o interesse por essa área cresça constantemente e que os que já passaram por essa disciplina voltem a estudá-la, com amor... sem o comprometimento emocional que as cobranças dos professores nos causam kkkkk Estudando para fixar o que ficou aquém do desejável... =)